top of page

Arquitetura efêmera
Estande edições Sesc - Bienal do Livro

EdiçõesSesc_BienalDoLivro_(AdrianaBarbosa)-07065_edited.png

Estande Edições Sesc Bienal do Livro

Ano: 2024

Local: Distrito Anhembi - São Paulo

Projeto: Carmela Rocha, Fernanda Zanetti e Sofia Gava

Projetos complementares: Jarreta projetos

Iluminação: Camila Jordão

Montagem: Vettor estandes

Realização: Edições Sesc

 

A flexibilidade do programa e os atravessamentos de usos mostram-se uma tendência da sociedade contemporânea (e de suas arquiteturas) onde a alternância e sobreposição de experiências parece responder a uma sociedade em constante conexão e mutação.

O programa para o Estande das Edições Sesc se organiza a partir dessa alternância no tempo e espaço: uma biblioteca que é loja e que acolhe; uma loja que é arena; uma escada que é arquibancada, mobiliário, descanso e lugar de atenção; um palco que é circulação, livraria e ponto de encontro. O projeto pretende dar um novo sentido dramático ao ato de comprar um livro ou visitar uma feira, elevando assim seus significados. Coloca o corpo em movimento para criar novos modos de vivenciar o espaço e se relacionar com a leitura e a arte.

As categorias se espacializam no estande convidando ao percurso - sua comunicação torna-se chamariz a adentrar o espaço, percorrer a rampa, subir os degraus.

O projeto é proposto em camadas - uma pele que comunica, uma estrutura que é fechamento, estante, suporte para luz e comunicação e ao mesmo tempo dá o caráter do projeto; um piso que molda-se em arquibancada, caixa, estante, palco; uma rampa que é acessibilidade, diversão e ludicidade. Por fim, bandeiras que vestem e comunicam.

© 2019 por Carmela. 

bottom of page