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Expografia
Lélia em nós: festas populares e amefricanidade
Exposição Lélia em nós: festas populares e amefricanidade
Ano: 2024
Local: Sesc Vila Mariana - São Paulo
Expografia: Carmela Rocha e Sofia Gava
Projetos complementares: Jarreta projetos
Idealização: Boitempo, Ivana Jinkings
Curadoria Glaucea Helena e Raquel Barreto
Assistência de projeto: Gabryella Roque
Colaboração na montagem: Mirella Schena
Comunicação visual @estudiodao
Iluminação: Danielle Meirelles
Montagem: cenografiacatanduva
Produção Pink Pineapple_producoes
Montagem fina Gala
Acessibilidade: Mais Diferencas
Assistência de curadoria: Vinícius
Realização: Sesc SP e Sesc Vila Mariana
A expografia partiu de um mergulho na obra de Lélia, na iconografia das festas populares e de um entendimento junto a curadoria da melhor forma de organizar o universo de Lélia a partir dos 5 eixos curatoriais levantados pela curadoria. Por se tratar de um espaço de passagem, onde existe a necessidade de algum controle, propõe-se um invólucro que abraça a exposição, porém que, por sua materialidade - renda translúcida e um pouco transparente - torna-se um convite a adentrar, como um chamariz que revela parte, chamando atenção para o que tem dentro.
A espacialidade apresentada configura-se como um catavento que demarca uma circularidade sem tornar-se óbvia. Dentro do invólucro, pensou-se em um núcleo central, de onde emana, em direção aos outros quatro espaços/ núcleos, a Beleza Negra, nome dado ao Núcleo 04. Prevê-se um percurso não linear , de modo a privilegiar os diferentes acessos do espaço, podendo o visitante iniciar o percurso em qualquer um dos lados, sem que perca o entendimento do todo. Desse modo, no acesso pela frente do edifício, está posicionado o nucelo 01 (Festas populares afro-brasileiras); em frente a entrada do elevador, com um recuo grande e convidativo, posicionou-se o núcleo 02 (Racismo e sexismo na cultura brasileira), na entrada pelo lado do espaço de convivência da unidade, posicionou-se o núcleo 05, com obras comissionadas para a exposição, (De Palmares às escolas de samba, estamos aí) ; e ao fundo, com uma parede laranja que chama ao deslocamento, posicionou-se o núcleo 03 (Pele negra, máscaras negras). As estruturas dos painéis são metálicas e modulares de modo a facilitar a montagem e remontagem, com chapas parafusadas por dentro. O laranja aparece como cor na parede do fundo e nos interiores dos painéis, como uma pele de cor que deixa o branco para fora, para ressaltar as obras, mas que dá o caráter do projeto. A iconografia adotada nas estruturas do painel, desenhos triangulares inspirados nas bandeirinhas utilizadas em muitas festas, tocam no chão ligeiramente, elevando os painéis e deixando o espaço mais leve. Os painéis de comunicação, também sanduíches coloridos dentro, são pendurados e com pesos de chumbo para evitar o balanço, novamente demarcando a leveza desejada, sem encostar no chão. As obras se acomodam nos espaços criando a narrativa desejada pela curadoria, porém estão integradas pelas transparências criadas entre os núcleos.
Um viva à Lélia!
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos
Expografia Lélia en Nós Ano 2024 Fotos Raquel Santos